top of page
Buscar
  • Foto do escritorCOLABORADOR

MODA. COMO TER UM ARMÁRIO FUNCIONAL.

POST POR, RAFAELLA FERRAZ. Estilista e Consultora de imagem.

Contatos: @coresdarafa e @rafaferraz.resolva

Quantas vezes você já se pegou falando “não tenho nada para vestir” ou então ficou parado na frente do seu armário sem saber o que usar e o mesmo pensamento veio “não vou sair porque não tenho roupa!”.

Quanta angústia e ansiedade essa sensação causa, não é?

Nós perdemos muita energia ao ficar procurando e não achar "nada" em um lugar que geralmente está abarrotado de roupas!



Nossas roupas foram feitas para representar aquilo que queremos que as pessoas vejam em nós e, ao ter essa sensação de nada, algo não está correto. O nosso armário deve ser funcional para o nosso estilo de vida. Ele tem que funcionar de determinada maneira para facilitar e, portanto, temos que ter controle sobre ele. Por mais complicado que pareça, não é! Existem algumas fórmulas que podemos colocar em prática para que as pazes sejam feitas entre você e o seu armário!



Antes de tudo: o que seria um guarda-roupa funcional? As nossas roupas tem que encaixar no nosso estilo de vida e não o oposto. Qual é a lógica de se ter uma saia de paetês - que por sinal é maravilhosa - se você não gosta de “chamar atenção” quando sai? Mesmo que seja só uma, já é um cabide ocupado, já é um espaço que não funciona!


Como outros exemplos, temos a mini saia para uma mãe de um bebê pequeno. A mini saia é linda, mas nada prática, então como pode ter dez delas no armário? Uma pessoa que ama tricot mas mora no nordeste brasileiro? Ama saltos mas tem problema no joelho?


Percebem o quanto é angustiante? Não estou dizendo que não é para ter, estou dizendo que são pontos que devem ser ponderados. Em vez de ter 5 ou 10 itens de cada, separem 1/5 do seu armário para as suas peças desejos e deixem os demais para te ajudar no seu dia -a -dia.


A primeira dica para chegar na funcionalidade é o 3X1: cada peça de baixo deve conseguir ser usada com no mínimo três peças de cima.

As roupas tem um grau de casualidade super maleável, você pode muito bem usar a mesma peça em diferentes ambientes quando se utiliza essa equação.



A segunda dica é conhecer o seu biotipo: é um super ponto positivo para a multiplicação dos looks, pois sabemos o quanto podemos ousar nos volumes e tecido diferentes sem deixar de nos favorecer. Esse é um dos maiores motivos que nos deixa empacada na frente do armário e, na maioria das vezes, não sabemos que esta é a causa. Um exemplo para ficar mais claro: você tem um biotipo de triângulo invertido - quadril mais largo que os ombros - e acha que o seu quadril é largo demais, porém sempre compra calças com pregas frontais. Isto deixa-o com o peso visual bem maior!

Ao conhecer o seu formato de corpo, você saberá usar as modelagens que mais te favorecem!


A terceira dica para deixarmos o nosso armário funcional é deixar um círculo cromático dentro dele: sempre com fácil acesso, pois ele irá te ajudar muito quando você for usar cores e não tiver tanta intimidade com elas. Ele traz essa confiança para gente, pois nele já existem fórmulas pré prontas de combinações de cores, como por exemplo, as análogas, complementaries, tríades e assim por diante.

Outra coisa que super funciona quando pensamos em multiplicação são os acessórios statement. Esse termo quer dizer basicamente aquele item que irá ser o ponto focal do look! Olha que maravilhoso, quantas opções novas teremos para usar quando mudamos os acessórios, seja ele qual for: uma bolsa, um brinco, um lenço… Acessórios são maravilhosos pois o investimento é pouco e a face do look muda ao endossarmos!

Caso você esteja pensando: “ mas eu não tenho o mínimo talento ou tempo para fazer isso!”. Calma, isso não pode se tornar um problema. Já pensou em contratar um serviço de consultoria de imagem? O nosso olhar no seu guarda-roupa irá trazer a tona uma infinidade de looks nunca usados, pois nós, seres humanos, temos uma coisa que se chama olhar viciado e por isso sempre acabamos por usar a mesma combinação!

A roupa foi feita para ser usada e não para ficar esperando uma ocasião especial para finalmente ser estreada. Não seja daquele tipo de pessoa que guarda a peça. Gente, a vida é única e devemos sempre estar usando aquilo que amamos e fica belo em nós! Ao guardar uma peça, você só está deixando energia guardada e isso não ajuda em NADA na multiplicação. São no mínimo 03 outros looks que estão sendo deixados de lado!

Seja feliz! Multiplique o que te deixa bem! Use estampas e cores juntas!

Para finalizar, proponho a todos vocês, homens e mulheres, que escolham uma parte de baixo que vocês amam e montem três looks! Quem quiser postar no Instagram e me marcar, meu instagram é @coresdarafa saiba que irei amar poder observar vocês multiplicando as suas peças e conhecendo elas melhor!




Um abraço!


940 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page